A graduação em Fisioterapia EAD oferece uma oportunidade única para quem deseja ingressar na área de saúde, adquirir conhecimentos sólidos em Fisioterapia e ainda desfrutar da flexibilidade de estudar a distância. Trata-se de uma profissão que oferece muitas oportunidades diferentes para a área de trabalho, fazendo com que o mercado de trabalho ofereça um leque de oportunidades para se trabalhar nessa área da saúde.
A graduação EAD possui vantagens de otimização de tempo, fazendo com que pessoas que cursam nessa modalidade consigam organizar de uma forma melhor a rotina, escolhendo horários de estudo, exercer atividades obrigatórias e até mesmo o trabalho de conclusão de curso. Até mesmo em algumas áreas da saúde como a fisioterapia é possível fazer o ensino a distância, porém com algumas aulas que precisarão ser presenciais por conta do aprendizado na prática, porém, de uma forma bem mais reduzida se comparada com cursos presenciais.
Neste artigo, vamos explorar os benefícios dessa modalidade de ensino, bem como destacar os pontos essenciais para escolher um programa de qualidade. Se você está considerando uma carreira em Fisioterapia, continue lendo para descobrir como a graduação EAD pode ser a opção ideal para você.
Flexibilidade de Horários e Local
Uma das principais vantagens da graduação em Fisioterapia à distância é a flexibilidade que ela oferece. Os estudantes têm a liberdade de criar seus próprios horários de estudo, permitindo que conciliem o aprendizado com outras atividades, como trabalho ou cuidados familiares. Além disso, a possibilidade de estudar de qualquer lugar elimina a necessidade de deslocamentos diários, tornando o processo de aprendizagem mais conveniente.
Qualidade de Ensino e Estrutura Curricular
Ao optar por uma graduação em Fisioterapia EAD ou qualquer outro bacharel e licenciatura EAD, é fundamental escolher uma instituição de ensino reconhecida e bem avaliada. Certifique-se de que o programa ofereça uma estrutura curricular abrangente, abordando temas essenciais da Fisioterapia curso, como anatomia, fisiologia, biomecânica e técnicas de reabilitação. Professores qualificados e materiais de estudo atualizados são indicativos de um ensino de qualidade.
Interação e Apoio Online
Engana-se quem pensa que o ensino a distância é solitário. Muitos programas de bacharel em Fisioterapia EAD oferecem plataformas online interativas, onde os alunos podem participar de fóruns de discussão, chats ao vivo e grupos de estudo virtuais. Essas ferramentas promovem a interação entre colegas e professores, permitindo esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos.
Essa interação é importante até mesmo visando o mercado de trabalho. Afinal, se você já possui contato com profissionais da mesma área, a facilidade desses contatos te auxiliarem na evolução dentro de vagas profissionais é bem maior. Por isso, fazer atividades práticas mesmo que sejam poucas e exercícios extras em grupo auxilia nesse contato a mais entre pessoas.
Estágios e Prática Profissional
Uma graduação em Fisioterapia, assim como uma graduação biologia EAD de qualidade não dispensa a importância da prática profissional. Certifique-se de escolher um programa que ofereça oportunidades de estágio supervisionado ou prática clínica em instituições de saúde parceiras. A experiência prática é essencial para aplicar os conhecimentos teóricos e desenvolver habilidades práticas necessárias para a atuação como fisioterapeuta.
A graduação em Fisioterapia EAD combina a flexibilidade do ensino a distância com a qualidade de ensino necessária para formar profissionais competentes na área de saúde. Ao escolher um programa reconhecido e bem estruturado, os estudantes podem adquirir os conhecimentos teóricos e práticos necessários para uma carreira bem-sucedida na Fisioterapia. Aproveite a oportunidade de estudar de forma flexível e alcance seus objetivos profissionais na área da saúde.
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
ANATOMIA | 60 | |
NEUROANATOMIA HUMANA | 60 | |
BIOLOGIA TECIDUAL | 60 | |
INTRODUÇÃO À FISIOTERAPIA | 60 | |
BIOLOGIA MOLECULAR PARA FISIOTERAPIA | 60 | |
ASPECTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS | 30 | |
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 30 | |
TOTAL | 360 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | 36 |
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
CONTROLE NEURAL DO MOVIMENTO | 60 | |
NEUROFISIOLOGIA HUMANA | 60 | |
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PARA FISIOTERAPIA | 60 | |
BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO | 60 | |
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR | 60 | |
PI – ANATOMIA E BIOMECÂNICA | 60 | |
TOTAL | 360 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | 36 |
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS | 60 | |
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO CLÍNICA E FUNCIONAL | 60 | |
SAÚDE PÚBLICA | 60 | |
CINESIOLOGIA CLÍNICA | 60 | |
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO | 60 | |
PI – RECURSOS TERAPÊUTICOS | 60 | |
TOTAL | 360 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | 36 |
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
ELETROTERAPIA | 60 | |
AVALIAÇÃO CINÉTICO-FUNCIONAL | 60 | |
CINESIOTERAPIA | 60 | |
FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA | 60 | |
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 60 | |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 | |
PI – AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA | 60 | |
TOTAL | 420 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | 42 |
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL | 60 | |
FISIOTERAPIA DO IDOSO | 60 | |
SAÚDE E CIDADANIA | 60 | |
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA | 60 | |
ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGEM | 60 | |
PI – FISIOTERAPIA NA TERCEIRA IDADE | 60 | |
TOTAL | 360 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V | 36 |
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER | 60 | |
FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL | 60 | |
FISIOTERAPIA EM UTI | 60 | |
ORTESES E PROTESES | 60 | |
FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR | 60 | |
PI – CUIDADOS NA SAÚDE DA MULHER – FISIOTERAPIA | 60 | |
TOTAL | 360 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI | 36 |
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA | 60 | |
FISIOTERAPIA DA DOR | 60 | |
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR | 60 | |
ÉTICA NA SAÚDE | 60 | |
REUMATOLOGIA | 60 | |
PI – CUIDADOS NA SAÚDE DO HOMEM | 60 | |
TOTAL | 360 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII | 36 |
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
FISIOTERAPIA BUCOMAXILOFACIAL | 60 | |
FISIOTERAPIA EM UROLOGIA E GINECO-OBSTETRÍCIA | 60 | |
FISIOPATOLOGIA DAS DISFUNÇÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS | 60 | |
FISIOTERAPIA AQUÁTICA | 60 | |
LIBRAS – ELETIVA | 60 | |
PI – NOVAS TÉCNICAS EM FISIOTERAPIA | 60 | |
TOTAL | 360 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII | 36 |
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 440 | |
TOTAL | 440 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IX | 44 |
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 440 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 160 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 120 | |
TOTAL | 720 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO X | 72 | |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 400 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 4.000 |