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**Requisitos para a Certificação:**

 

1. Idade mínima de 18 anos.

   

2. Conclusão do Ensino Médio.

 

3. Comprovação de experiência profissional mínima de 2 anos.

 

Documentos necessários:

 

- RG

- CPF

- Comprovante de Residência

- Título de Eleitor

- Certificado de Reservista (para homens)

- Certidão de Nascimento ou Casamento

- Histórico do Ensino Médio

Diploma Reconhecido pelo MEC e Registrado pelo SISTEC

 

Este diploma atende aos requisitos de reconhecimento e registro estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) através do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).

Perfil profissional de conclusão


O Técnico em Publicidade será habilitado para:


 

    • Criar, elaborar e planejar projetos de comunicação em diversas mídias com o objetivo de tornar pública uma ideia, ideais, produtos, serviços e/ou marcas.
    • Conceber marcas, produtos e serviços com foco nas necessidades das pessoas, da sociedade e do mercado.
    • Realizar pesquisa na prospecção de imagens, mídia, comportamento e linguagens.
    • Coletar dados de impactos de campanhas publicitárias.

Para atuação como Técnico em Publicidade, são fundamentais:


  • Conhecimentos interdisciplinares relacionados aos processos de criação, envolvendo pesquisa, idealização, planejamento, execução técnica, fruição e recepção estética.
  • Competências comunicativas e empreendedoras voltadas à proposição de projetos, ao coletivo, à gestão, à solução de problemas e à resiliência, entre outras competências socioemocionais.

Eixo tecnológico

Eixo de Produção Cultural e Design

Carga horária mínima


800 horas


O curso dura, em média, 1 ano.


O curso, na modalidade presencial, poderá prever até 20% da sua carga horária total em atividades não presenciais.


O curso poderá ser realizado na modalidade EaD com, no mínimo, 20% de sua carga horária em atividades presenciais, nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino.


A instituição, ofertante do curso, poderá desenvolver a carga horária em regime de alternância, com períodos de estudos na escola e outros períodos no campo de atuação/local de trabalho.


Além da carga horária mínima prevista, o curso poderá ter estágio curricular supervisionado obrigatório, a critério da instituição ofertante.


Caso o curso seja ofertado na modalidade EaD, a carga horária de estágio deverá ser cumprida de forma presencial.


Pré-requisitos para ingresso

Para ingresso no Curso Técnico Subsequente, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.

Para ingresso no Curso Técnico Concomitante, o estudante deverá estar cursando o Ensino Médio.

Para ingresso no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental.

Para ingresso no Curso Técnico Integrado à Educação de Jovens e Adultos, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental.


Legislação profissional

Decreto nº 57690, de 1º de fevereiro de 1966

BRASIL. Decreto nº 57690, de 1º de fevereiro de 1966. Aprova o Regulamento para a execução da Lei nº 4680, de 18 de junho de 1965. Publicado no Diário Oficial da União de 10 de fevereiro de 1966.

Lei nº 4680, de 18 de junho de 1965

BRASIL. Lei nº 4680, de 18 de junho de 1965. Dispõe sobre o exercício da profissão de Publicitário e de Agenciador de Propaganda e dá outras providências. Publicado no Diário Oficial da União de 21 de junho de 1965.


Itinerários formativos


Sugestões de qualificação profissional com certificações intermediárias, no curso técnico, considerando ocupações previstas na CBO:


  • Assistente de Produção Cultural
  • Editor de Projeto Visual Gráfico
  • Operador de Editoração Eletrônica
  • Assistente de Atendimento e Planejamento Publicitário
  • Assistente de Criação Publicitária
  • Assistente de Produção Publicitária
  • Assistente de Mídia
  • Assistente de Comunicação Digital
  • Copywriter
  • Assistente de SEO

Sugestões de formação continuada em cursos de especialização técnica (pós-técnico):


  • Não há

Sugestões de verticalização para cursos de graduação (Curso Superior de Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura):


  • Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional
  • Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico
  • Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual
  • Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia
  • Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária
  • Curso Superior de Tecnologia em Artes Visuais
  • Bacharelado em Publicidade e Propaganda

Campo de atuação


Locais e ambientes de trabalho:


  • Agências de Publicidade, Propaganda e Marketing
  • Empresas do Setor Gráfico, de Rádio, Televisão e Web
  • Produtoras de Áudio e Vídeo
  • Editoras
  • Veículos de Comunicação
  • Departamentos de Comunicação, Marketing e Inovação

Ocupações CBO associadas

Ocupação ainda não classificada


Infraestrutura mínima

Biblioteca com acervo físico ou virtual específico e atualizado

Laboratório de informática com com programas específicos


Nomenclaturas anteriores

  • Comunicação empresarial
  • Comunicação mercadológica
  • Comunicação social
  • Comunicação
  • Criação e produção em publicidade e propaganda
  • Propaganda e marketing
  • Produção executiva
  • Publicidade com ênfase em design gráfico
  • Publicidade e comunicação
  • Publicidade e marketing
  • Publicidade e propaganda