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**Requisitos para a Certificação:**

 

1. Idade mínima de 18 anos.

   

2. Conclusão do Ensino Médio.

 

3. Comprovação de experiência profissional mínima de 2 anos.

 

Documentos necessários:

 

- RG

- CPF

- Comprovante de Residência

- Título de Eleitor

- Certificado de Reservista (para homens)

- Certidão de Nascimento ou Casamento

- Histórico do Ensino Médio

Diploma Reconhecido pelo MEC e Registrado pelo SISTEC

 

Este diploma atende aos requisitos de reconhecimento e registro estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) através do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).

Perfil profissional de conclusão


O Técnico em Marketing será habilitado para:


    • Projetar e implementar planos de marketing.
    • Realizar análises de vendas, preços e produtos.
    • Desenvolver projetos de comunicação, fidelização de clientes e relação com fornecedores ou outras entidades.
    • Desenvolver, implementar e gerenciar estratégias de marketing digital.
    • Operacionalizar apresentação dos serviços e produtos no ponto de venda.
    • Elaborar estudos de mercado.

Para atuação como Técnico em Marketing, são fundamentais:


  • Conhecimentos e saberes relacionados à área comercial e de negócios das organizações, de modo a atuar em conformidade com as legislações e diretrizes de conduta, como também com as normas de saúde e segurança do trabalho, demonstrando visão empreendedora.
  • Competências socioemocionais e atributos comportamentais relacionados à comunicação clara e cordial, respeito à diversidade, trabalho colaborativo e protagonismo na análise e resolução de problemas voltados ao mundo do trabalho.

Eixo tecnológico

Eixo de Gestão e Negócios

Carga horária mínima


800 horas


O curso dura, em média, 1 ano.


O curso ofertado, na modalidade presencial, poderá prever até 20% da sua carga horária total em atividades não presenciais.


O curso poderá ser realizado na modalidade EaD com, no mínimo, 20% da carga horária em atividades presenciais, nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino.


A instituição, ofertante do curso, poderá desenvolver a carga horária em regime de alternância, com períodos de estudos na escola e outros períodos no campo/local de trabalho.


Além da carga horária mínima prevista, o curso poderá ter estágio curricular supervisionado obrigatório, a critério da instituição ofertante.


Caso o curso seja ofertado na modalidade EaD, a carga horária de estágio deverá ser cumprida de forma presencial.


Pré-requisitos para ingresso

Para ingresso no Curso Técnico Subsequente, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.

Para ingresso no Curso Técnico Concomitante, o estudante deverá estar cursando o Ensino Médio.

Para ingresso no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental.

Para ingresso no Curso Técnico Integrado à Educação de Jovens e Adultos, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental.


Legislação profissional

Profissão não regulamentada.


Itinerários formativos


Sugestões de qualificação profissional com certificações intermediárias, no curso técnico, considerando ocupações previstas na CBO:


  • Assistente de Vendas
  • Auxiliar Administrativo
  • Representante Comercial
  • Atendente de Telemarketing
  • Assistente de Marketing Digital

Sugestões de formação continuada em cursos de especialização técnica em (pós-técnico):


  • Especialização Técnica em Marketing Digital e Comércio Eletrônico
  • Especialização Técnica em Comunicação
  • Especialização Técnica em Controle e Acompanhamento de Desempenho em Redes Sociais
  • Especialização Técnica em Prospecção do Comportamento do Consumidor

Sugestões de verticalização para cursos de graduação (Curso Superior de Tecnologia, bacharelado e licenciatura):


  • Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing
  • Bacharelado em Publicidade e Propaganda
  • Bacharelado em Propaganda e Marketing

Campo de atuação


Locais e ambientes de trabalho:


  • Indústrias e/ou Comércios em Geral
  • Empresas de Telemarketing e de Publicidade
  • Empresas de Marketing Digital
  • Start-ups da Área Digital

Ocupações CBO associadas

3541-40 - Técnico em Atendimento e Vendas

3541-30 - Promotor de Vendas Especializado


Infraestrutura mínima

Biblioteca com acervo físico ou virtual específico e atualizado

Laboratório de informática com programas específicos


Nomenclaturas anteriores

  • Administração – gestão em marketing
  • Administração e negócios com ênfase em administração de empresas e marketing
  • Administração em marketing
  • Gestão com ênfase em marketing
  • Gestão de marketing e recursos humanos
  • Marketing e vendas
  • Propaganda e marketing