3380h

O Curso de Biomedicina tem como público-alvo alunos que concluíram o Ensino Médio e com o interesse de atuar na área da saúde.

Objetivos do Curso

A formação do biomédico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

MERCADO DE TRABALHO

A área da saúde é um campo que sempre está em expansão no mercado de trabalho, pois o índice de vida do ser humano está em crescimento e, com isso, aumenta a preocupação com o bem-estar físico e emocional das pessoas. Desse modo, o profissional que se formar em Biomedicina terá sempre uma boa oportunidade de emprego. No entanto, é necessário que o biomédico se mantenha atualizado e domine uma língua estrangeira. Confira abaixo algumas das possibilidades nessa carreira.

Setor público

Muitos profissionais formados em Biomedicina almejam trabalhar no setor público porque podem adquirir maior estabilidade financeira. Mas, para conseguir um cargo nesse setor, é necessário ser aprovado em um concurso público. Abaixo estão listados alguns locais públicos onde o biomédico pode exercer suas funções:

Hospitais;
Universidades;
Laboratórios de pesquisa;
Secretarias de saúde;
Vigilância sanitária;
Centros de saúde e de epidemiologia.

Setor privado

No setor privado existem muitas oportunidades de emprego para o biomédico que desejar seguir essa opção. Veja a seguir:

Hospitais;
Laboratórios de pesquisa;
Universidades;
Indústrias biológicas;
Laboratório de análises clínicas;
Clínicas de imagenologia;
Clínicas de reprodução humana;
Indústria de alimentos e bioderivados.

Exterior

O biomédico pode optar por trabalhar no exterior, mas para isso é necessário dominar uma língua estrangeira, de preferência a língua inglesa. Veja a seguir algumas opções para o biomédico no exterior:

Laboratório de pesquisa molecular;
Laboratório de manipulação;
Hospitais.

Grade Curricular

1º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
ANATOMIA 60  
FUNDAMENTOS QUANTITATIVOS PARA CIÊNCIAS DA SAÚDE 60  
BIOLOGIA CELULAR 60  
BIOFÍSICA 60  
QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA PARA BIOCIENTISTAS 60  
ASPECTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS 30  
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30  
TOTAL 420  
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I 42  

2º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
GENÉTICA E EVOLUÇÃO 60  
BACTERIOLOGIA 60  
BIOLOGIA TECIDUAL 60  
BIOLOGIA MOLECULAR 60  
ESTRUTURA DE BIOMOLÉCULAS E METABOLISMO 60  
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60  
TOTAL 360  
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II 36  

3º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
SOCIOLOGIA DA SAÚDE 60  
BIOESTATÍSTICA APLICADA A SAÚDE 60  
IMUNOLOGIA LABORATORIAL 60  
BIOMEDICINA ESTÉTICA 60  
TOXICOLOGIA 60  
PI – BIOMEDICINA E SAÚDE 60  
TOTAL 360  
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III 36  

4º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
FISIOLOGIA 60  
BIOTECNOLOGIA PARA BIOMEDICINA 60  
PARASITOLOGIA 60  
MICROBIOLOGIA BÁSICA 60  
HEMATOLOGIA 60  
INTRODUÇÃO A ANÁLISE DE DADOS 60  
PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM BIOMEDICINA 60  
ANÁLISE AMBIENTAL 60  
TOTAL 480  
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV 48  

5º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
FARMACOLOGIA 60  
PATOLOGIA 60  
IMUNOHEMATOLOGIA BÁSICA 60  
MICOLOGIA 60  
BROMATOLOGIA 60  
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 60  
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA 60  
TOTAL 420  
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V 42  

6º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
BIOQUÍMICA CLÍNICA 60  
HEMATOLOGIA CLÍNICA 60  
MICROBIOLOGIA CLÍNICA 60  
LÍQUIDOS CORPORAIS E URIANÁLISE 60  
LABORATÓRIO CLÍNICO 60  
IMUNOLOGIA E VIROLOGIA CLÍNICA 60  
METODOLOGIA EM PESQUISAS BIOMÉDICAS 60  
TOTAL 420  
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI 42  

7º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – ANÁLISES CLÍNICAS 340  
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) 60  
ELETIVA I – LIBRAS 60  
TOTAL 460  
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII 46  

8º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 340  
ELETIVA II – TOXICOLOGIA FORENSE 60  
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) 60  
TOTAL 460  
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII 46  
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 120  
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.380